Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Politikon zoon, e o espanto dos Filósofos Aristóteles, Platão e Sócrates

O politico que se faz necessário.

Publicado por Ilderlandio Teixeira
há 8 anos

A expressão politikon zoon fora divulgada por Aristóteles em que diz, na política deve ser buscada a perfeição, o melhor para a sociedade, etc., a justiça e não a injustiça, o justo meio, a utópica justiça total.

Além de Aristóteles dois outros pensadores falaram como o homem deveria de portar para alcançar a ética e a virtude, são Sócrates e Platão.

Sócrates nos fala que se o homem conhecer a si mesmo, pode-se conhecer melhor o mundo, respaldado na ética, a qual ele titula conhecimento, este seria o saber diferenciar o bem do mal, controlando as paixões e na condução da força humana para a realização do saber, é o que conduz à felicidade. Este renunciou à própria vida em nome da ética e ao acreditar que somente a lei e ao respeito dos deveres humanos em si e por si.

Platão nos remete que a virtude é uma excelência, ou seja, um aperfeiçoamento de uma capacidade ou faculdade humana suscetível de ser desenvolvida e aprimorada. A virtude aqui é o desprendimento da materialidade obsessiva, pois enquanto o corpo e a nossa alma estiver absorvida nessa corrupção, jamais possuiremos o objeto de nossos desejos, isto é, a verdade.

Aristóteles, Platão e Sócrates devem estar a se perguntar nas suas transcendentalidades, o que fizeram de errado, é o que o pai se questiona ao filho ao não seguir seus ensinamentos. Ficando inquietos, amargurados, em fim pasmos com os politikon zoon desenvolvidos na terra Brasil, terra do samba.

Destarte, para que os grandes filósofos possam ficar em paz e não queiram sair de seus túmulos e o Brasil possa realmente tomar um rumo direcionado ao bem, à ética e a virtuosidade, faz-se necessário levar, cultivar, por em prática o que estes caras fizeram pela ciência, a mera mudança da formalização do sistema e forma de governo, é medíocre, se não for feito uma mudança filosófica em nós não há de se falar em futuro sem corrupção.

Referencia Bibliográfica: Curso de Filosofia Jurídica - Eduardo Bittar.

  • Sobre o autorDecifrar a inteligência para atuar no teatro social.
  • Publicações71
  • Seguidores26
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1213
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/politikon-zoon-e-o-espanto-dos-filosofos-aristoteles-platao-e-socrates/327980874

Informações relacionadas

Manoel Neto, Estudante de Direito
Artigoshá 4 anos

A Justiça Aristotélica

Danielli Xavier Freitas, Advogado
Artigoshá 10 anos

Ética e Justiça em Aristóteles

Suellany Moreira, Administrador
Artigoshá 7 anos

Jusnaturalismo e juspositivismo, qual a diferença?

Ilderlandio Teixeira, Advogado
Artigoshá 3 anos

Reconhecimento Facial à luz da LGPD!

Ilderlandio Teixeira, Advogado
Artigoshá 4 anos

Liderança posta na LGPD

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)